Nhoque ao molho de tomate com queijo brie

Centro Gastronômico Recanto - Nhoque com queijo brie

Ingredientes para a massa
600 g de batata
100 g de queijo parmesão
60 g de manteiga
1 pitada de sal
1 pitada de noz-moscada
2 gemas
300 g de farinha de trigo

Modo de preparar
Lave muito bem as batatas em água corrente. Cozinhe-as com a casca. Retire a casca, passe ainda quente pelo espremedor ou na peneira fina e deixe esfriar. Acrescente o queijo, a manteiga, o sal, a noz-moscada e as gemas. Misture bem até formar uma massa firme. Adicione pouco a pouco a farinha até dar o ponto. Faça rolos finos de aproximadamente 30 centímetros. Corte os rolos em cubos de 1,5 centímetros. Cozinhe em água quente, deixe o nhoque subir, retire com uma escumadeira e reserve. Logo mergulhe em água com gelo. Deixe o nhoque na geladeira por meia hora para firmar, caso necessário. Divida em quatro porções e sirva quente.

Molho pelatti
50 ml de azeite
4 dentes de alho
1 maço pequeno de manjericão
2,5 kg de tomate pelado
80 g de manteiga
Sal
60 g de açúcar

Modo de preparar
Aqueça a panela, coloque o azeite, doure o alho inteiro, acrescente o manjericão fora do fogo e depois peneire o azeite. Acrescente o tomate pelado no azeite peneirado e deixe ferver em fogo médio por 20 minutos. Mexa com o fouet (batedor) para despedaçar os tomates. Acrescente a manteiga e cozinhe por mais 20 a 30 minutos. No final, acrescente o sal e o açúcar e mexa por mais alguns minutos. Resfrie rapidamente a quantidade que sobrar para o uso na receita até atingir a temperatura mínima de 4º C e armazene em um recipiente tampado sob refrigeração.

Ingredientes para a montagem
4 colheres (sopa) de azeite
24 folhas de manjericão
180 g de tomate italiano cortado em cubos
32 colheres (sopa) de molho pelatti
Sal
240 g de queijo brie em cubos pequenos

Modo de preparar
Aqueça o azeite e junte o manjericão. Acrescente o tomate italiano e depois o molho pelatti. Misture o nhoque cozido, corrija o sal e salteie. Finalize com os cubos de queijo brie.

Fonte: Veja Abril

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *